sexta-feira, 12 de junho de 2009

Query

Nas últimas férias em Lisboa indaguei vários Alfacinhas acerca da etimologia da tão conhecida alcunha. O certo é que nenhum me soube dar uma explicação. Ora embora na wikipédia o termo Tripeiro não conste do vasto repertório de definições, explicações e afins, eu sei bem porque o sou. Desde pequena que me contam a tal história de dar a carne boa ás tropas, como bons anfitriões que sempre fomos, ficando apenas com as tripas e mesmo assim criando uma iguaria gastronómica (da qual não sou fã)...
Voltando a Questão essencial, como dizia o outro amigo. Alfacinha é o diminutivo do substantivo comum alface por acrescimo do sufixo "inho", por sua vez alface é uma planta hortense cientificamente conhecida como Lactuca Sativa. Hmm era interessante um natural de lisboa afirmar-se como um Lactuca Sativinha de gema! Digo eu só para ser diferente.
Parvoices á parte e porque a curiosidade é o meu 2º nome, gostava mesmo de desvendar a origem desta alcunha...

Sem comentários: