segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

E pensar que um dia trabalhei aqui...

A minha primeira experiência profissional como Psicologa foi no que é hoje considerado, e já o era em 2002, o bairro social mais problemático do grande Porto.
O que as pessoas não sabem, porque não lá vivem, é que, como em todo o lado, também no Aleixo existem pessoas, famílias, seres humanos excepcionais!
Por incrivél que pareça, e sem querer defender qualquer estilo de degradação social, foram dois anos de grande riqueza de conhecimentos que retirei desta experiência.
Embora seja triste, o que vende são apenas as notícias referentes ao trafico, vandalismo e terror dissipado por esta população. Nunca vi realçados os aspectos positivos, pois também os há. Estive envolvida num projecto de intervenção comunitária em que se realizaram inumeras iniciativas com e para a população do Aleixo, articulação com a comunidade envolvente, intercambios, abertura do Aleixo à cidade pelo lado positivo e constructivo, e disso nunca se viu ou ouviu uma só notícia!
Agora parece que o querem demolir... Será para resolver um problema social, ou porque a localização do bairro é exelente para a construção de mais um condomínio de Luxo????
Interessante, intrigante...

Sem comentários: